ARTE & CULTURA



"Sem a cultura, e a liberdade relativa que ela pressupõe,
a sociedade, por mais perfeita que seja,
não passa de uma selva.
 É por isso que toda a criação autêntica é um dom para o futuro."
 
(Albert Camus)
Através da comunicação,o homem divide com seus semelhantes sua visão de mundo, suas experiências, suas descobertas  Este conjunto de criações, que passa de geração em geração,chama-se cultura.

  No mundo globalizado, é a cultura que nos dá o direito à diferença, assim, é o universo da escolha, da opção, da produção, circulação dos sentidos e dos valores, que decorrem da ação social através de mecanismos de identificação. A cultura é o que nos torna singulares, o patrimônio, enquanto expressão cultural, é que vai edificar os costumes, a política, os interesses econômicos e as características do luga.

A cultura é dinâmica. Está sempre em transformação e a partir dela compreende-se as modificações que ocorrem no patrimônio arquitetônico no decorrer dos séculos, sejam as reformas públicas, as preservações, as mudanças gerais, a pluralidade arquitetônica, ou mesmo a manutenção do purismo de linhas. A cada momento, vai-se ver refletido o pensamento, os saberes, os símbolos e as criações e recriações da comunidade habitante de um determinado local.

 O patrimônio histórico-cultural é capaz de possibilitar a busca pela continuidade da experiência humana e o turismo cultural, especificamente, permite que o visitante entre em contato com outros modos de vida, despertando a curiosidade pelas crenças os valores e as expressões culturais.